Sobre a HARMONIZAÇÃO FACIAL- por que tenho restrições:


UM PINCELADA NA HISTÓRIA:
Os preenchimentos cirúrgicos são historicamente utilizados na cirurgia plástica, inicialmente para corrigir defeitos causados por traumas e tumores- enxertos e retalhos de tecidos.
Para aprimoramento dos resultados  da cirurgia de rejuvenescimento facial (ritidoplastia ou lifting facial),  os cirurgiões plásticos começaram a fazer preenchimento dos sulcos faciais a princípio com materiais biológicos, enxertos sólidos (fitas musculares, de gordura excisada, etc) , mas  com o advento da lipoaspiração nos anos 70, o produto aspirado- gordura passou a ser o mais utilizado.
A bioplastia- preenchimento com substâncias biocompatíveis e cânulas- foi introduzida por um cirurgião plástico brasileiro, que inicialmente propunha a utilização do PMMA. Posteriormente foram criados vários tipos de preenchedores e hoje em dia o mais utilizado é o ácido hialurônico, substância biológica absorvível que também está  presente no organismo.
A toxina botulínica (Botox®) começou a ser utilizada no final dos anos 80 para fins estéticos.
Finalmente surgiram os bioestimuladores, que promovem a produção de colágeno pelo próprio organismo, sendo os mais usados o Ácido polilático, a policaprolactona, e a hidroxiapatita de cálcio.

O nome HARMONIZAÇÃO FACIAL começou a ser utilizado recentemente para o conjunto de procedimentos não cirúrgicos, toxina botulínica, preenchedores e bioestimuladores, que promovem rejuvescimento facial.

HARMONIZAÇÃO FACIAL NOS DIAS DE HOJE:
Inicialmente usada para correção das rugas, e um efeito lifting (rejuvenescimento) facial, para os quais é muito adequada, atualmente está sendo também utilizada para mudança de características faciais.
Alterar forma do nariz, mandíbula, lábios, muitas vezes causando modificações expressivas no aspecto da face.

QUAL O PROBLEMA DE MUDAR A FORMA DA FACE?
Como hoje utilizam-se preenchedores absorvíveis, que são totalmente absorvidos em 8 a 12 meses, se você mudar a forma do seu rosto, estará provocando distensão da pele local, que em pouco tempo será absorvido, e novamente distendido, pois você não vai querer voltar seu nariz ou seu queixo para a forma anterior, não é, e vai voltar a preenchê-los.

Um problema é que vai te manter escravo dos procedimentos.
Outro problema, e o PIOR, é que em tecidos mais frouxos, a exemplo dos lábios e maxilares, você vai sofrer o temido EFEITO SANFONA, mais comum em quem emagrece e engorda ou em gravidezes, e a região vai ficar mais flácida muito mais rapidamente!!
Falo com os pacientes de 30 anos por exemplo, que fazem preenchimentos exagerados em outros serviços, você vai chegar aos 40 anos com  os lábios de  70 anos! Não tem mistério, é o efeito sanfona.

E A HARMONIZAÇÃO FACIAL É VÁLIDA?
SIM, É MUITO VÁLIDA,
- Para aquelas pessoas que estão começando a apresentar os sinais de envelhecimento, a toxina botulínica, os preenchimentos e os bioestimuladores têm resultados surpreendentes, transitórios, mas muito efetivos!
Consegue-se efetivamente um efeito lifting e uma leveza da expressão, e inclusive utilizamos nos lábios , porque o processo de envelhecimento causa absorção de toda a gordura na face.

- Para aqueles que desejam pequenas correções nos traços, uma pequena irregularidade nasal, de cicatrizes e espinhas, ou ainda uma leve mudança nos lábios.

O cirurgião plástico habitualmente não utiliza esse termo, por estar sendo utilizado por diversos profissionais não médicos, e tem causado grandes deformidades e complicações nas mãos de profissionais não qualificados.
Pense e converse a respeito das suas queixas detalhadamente com o cirurgião de escolha!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mamoplastia redutora e mastopexia - Com ou sem próteses de silicone?